Melhorar a qualidade de vida das pessoas é o principal objetivo da Secretaria Municipal de Saúde. Andrelândia está investindo em programas inovadores, com foco na família, no idoso, no estudante, no trabalhador rural, no sedentário, no fumante, no diabético e no cardíaco, com o objetivo de promover saúde de qualidade e prevenir problemas maiores.

Além do medicamento, as pessoas têm a opção de tratar, amenizar ou prevenir através de atividades físicas e acompanhamentos regulares de profissionais da área de nutrição, educação física, assistência social, fisioterapia, psicologia, odontologia e fonoaudiologia.
Dentre esses programas se destacam o ANDRELÂNDIA SAUDÁVEL, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), PROGRAMA ANTI-TABAGISMO, SAÚDE RURAL, ATENDIMENTOS NO CENTRO DE FISIOTERAPIA, SAÚDE DA FAMÍLIA, SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS  e PROGRAMAS DE CONVIVÊNCIA DO CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
A Prefeitura de Andrelândia trata a saúde como prioridade, além de possuir um Hospital Municipal, quatro PSFS, uma Farmácia Básica e um Centro de Fisioterapia, a cidade investe também em programas de saúde que fazem a diferença na vidas das pessoas, que educam o corpo e a mente, através da união de atividades físicas, alimentação saudável, grupos de convivência e acompanhamento médico.